VocĂȘ sabe: Como Escrever Artigo?

VocĂȘ sabe: Como Escrever Artigo?

"Como Escrever Artigo"



Independente se for para 
uma revista, 
jornal, 
seu professor 
ou para o WikiHow, 
escrever um artigo incrĂ­vel sĂł depende de vocĂȘ
Veja como.



Passos

  1. 1
    Selecione um tĂłpico. Sobre o que exatamente vocĂȘ vai escrever? Quando for escrever para o WikiHow, vocĂȘ pode atĂ© verificar os tĂłpicos requeridos para ter ideias.
    • Pense em algumas ideias se precisar. Use alguns minutos pra escrever todas as ideias que passarem pela sua cabeça, sem avaliar se sĂŁo boas ou nĂŁo. . Quando terminar, leia a lista novamente e escolha o melhor tĂłpico.
    • O tĂłpico deve ser interessante pra vocĂȘ. É bem mais fĂĄcil escrever um artigo sobre algo que vocĂȘ deseja aprender.
  2. 2
    Conheça seu pĂșblico. VocĂȘ estĂĄ escrevendo para um pĂșblico iniciante, intermediĂĄrio ou avançado? Por exemplo, se estiver escrevendo um artigo sobre "Criar Slides no PowerPoint", seus leitores sĂŁo novatos no PowerPoint, ou homens de negĂłcios procurando dicas avançadas? Ter um bom conhecimento sobre quem irĂĄ ler seu artigo pode ajudar vocĂȘ a orientar a informação e o tom para que seja o mais Ăștil possĂ­vel.
  3. 3
    Faça sua pesquisa. O quĂŁo bem vocĂȘ conhece o tĂłpico? É algo sobre o que vocĂȘ consegue facilmente escrever com uma pequena ou nenhuma preparação, ou vocĂȘ precisa de mais informaçÔes sobre especialistas no campo em questĂŁo? Visite a biblioteca mais prĂłxima para pesquisar ou pesquise na internet. (Cuidado ao pesquisar na internet – se possĂ­vel, certifique-se de que a fonte Ă© confiĂĄvel e precisa.)
  4. 4
    Decida o tamanho do artigo. Professores, revistas e jornais geralmente lhe darĂŁo um limite. Artigos do WikiHow, por outro lado, sĂŁo geralmente "tĂŁo longos quanto precisam ser e nĂŁo mais que isso." Manter um tamanho em mente pode ajudar vocĂȘ a decidir o que precisa ser incluĂ­do no seu artigo e o que pode ser deixado de fora.
  5. 5
    Escreva um esboço (opcional). Nem todo mundo escreve um esboço, mas pode ser Ăștil para organizar seus pensamentos. Comece com uma introdução que te leve ao ponto principal, pelo menos 3 parĂĄgrafos, e uma conclusĂŁo.
  6. 6
    Escreva o rascunho do artigo da seguinte forma:
    • Conte aos leitores sobre o que vocĂȘ irĂĄ falar. Esta Ă© sua introdução. Por exemplo: Este artigo explica como criar uma apresentação de slides no PowerPoint. Ele abrange as seguintes informaçÔes: escolher um tema, criar um tĂ­tulo para o slide e criar slides de tĂłpicos. As informaçÔes nesse artigo sĂŁo direcionadas aos novatos. O autor presume que vocĂȘ nunca usou o PowerPoint.
    • Conte aos seus leitores o que vocĂȘ prometeu contar a eles. Nessa parte vocĂȘ diz a eles como escolher um tema, criar um tĂ­tulo para o slide e como criar slides de tĂłpicos.
    • Recapitule aos seus leitores o que vocĂȘ acabou de dizer a eles. Por exemplo: Este artigo lhe ensinou como criar uma apresentação de slides no PowerPoint. VocĂȘ aprendeu como escolher um template, como criar um tĂ­tulo para o slide e como criar slides de tĂłpicos.
  7. 7
    Revise seu artigo. Releia seu artigo em voz alta para ter certeza do que o que escreveu faz sentido. Esteja atento Ă  gramĂĄtica e ao vocabulĂĄrio para encontrar possĂ­veis erros.
  8. 8
    Revise novamente seu artigo. Dessa vez, apague qualquer informação desnecessĂĄria ou contraditĂłria. A Ășnica vez que vocĂȘ deve ter informaçÔes que nĂŁo condizem com seu assunto Ă© quando escrever algo com argumentação e contra argumentação. Elimine qualquer coisa que sĂł esteja ocupando espaço. NĂŁo floreie demais o seu trabalho.
  9. 9
    Reescreva o artigo quantas vezes forem necessårias. Quando tiver reescrito, peça a um amigo de confiança ou a um familiar para ler seu artigo e te dar um feedback construtivo. Reescreva novamente.
  10. 10
    Adicione uma imagem (opcional). Se for apropriado para o seu formato, adicione uma imagem. Isso irå diferenciar seu artigo dos outros que não possuem imagens e dar ao leitor mais informaçÔes sobre o assunto.
  11. 11
    Envie seu artigo concluĂ­do.

Dicas

  • O motivo do esboço Ă© te ajudar. Se vocĂȘ acha que consegue achar sua ideia principal escrevendo uma lista de frases incompletas, entĂŁo faça isso. Depois, se seu professor quiser um esboço formal, vocĂȘ pode criar um com essa lista.
  • Ao verificar gramĂĄtica e vocabulĂĄrio para encontrar erros no processo de edição, vocĂȘ nĂŁo perderĂĄ nenhum tempo corrigindo-os durante o processo de criação.
  • Se vocĂȘ estiver escrevendo para um jornal ou revista e for novato na escrita profissional, Ă© normal se apresentar e apresentar sua histĂłria numa pequena carta. Ache o nome do editor que estarĂĄ lidando com o seu trabalho (ex.: se estiver escrevendo um artigo sobre carros para um jornal, ache o nome do editor da sessĂŁo de carros). Essa informação pode ser encontrada nos calcĂȘs, uma caixa contendo o nome dos editores, normalmente encontrada prĂłxima Ă  primeira pĂĄgina ou pĂĄgina de comentĂĄrios da publicação. Escreva um esboço chamativo mas conciso sobre sua histĂłria e os motivos pelos quais os leitores da publicação se interessariam por ela. TambĂ©m inclua algumas linhas sobre sua experiĂȘncia como escritor. O tom dessa carta deve ser profissional, mas afĂĄvel e amigĂĄvel. NĂŁo Ă© o lugar para se gabar ou admitir seus insucessos como escritor profissional. Discutir salĂĄrios e comissĂ”es vem depois do editor ter aceitado sua peça.
  • Se vocĂȘ nĂŁo tem experiĂȘncia nenhuma como escritor profissional, nĂŁo comece escrevendo colunas (artigos de opiniĂŁo). Colunas geralmente sĂŁo reservadas para pessoas que tĂȘm trabalhado na publicação por um longo tempo ou que sĂŁo especialistas em algum campo. Se vocĂȘ Ă© novato na profissĂŁo, comece por baixo. Pense sobre obituĂĄrios, histĂłrias de interesse humano e artigos simples de notĂ­cias. Em geral Ă© mais fĂĄcil começar com jornais do que revistas. Tente escrever para sessĂ”es sobre vida, moda, artes, carros ou viagens antes de enviar histĂłrias para as publicaçÔes. Essas sessĂ”es tendem a ter pouco material e, por isso, possuem um grande orçamento para escritores freelancers.
  • Se vocĂȘ pretende perseguir uma carreira como escritor, seja realista. Pessoas que vivem disso geralmente começam a construir seu portfĂłlio de trabalhos publicados tĂŁo cedo quanto o Ensino MĂ©dio. Normalmente atĂ© o melhor escritor leva muitos anos antes de conseguir viver disso. Em outras palavras, nĂŁo abandone seu emprego atual. Comece a escrever gradualmente, talvez fazendo trabalhos como freelancer enquanto mantĂ©m um trabalho mais estĂĄvel em meio-perĂ­odo.
  • Faça alguns cursos sobre escrita ficcional e nĂŁo ficcional. Eles nĂŁo sĂł irĂŁo ajudar no seu trabalho, mas tambĂ©m farĂŁo vocĂȘ ter contatos no ramo ao conhecer seus professores e companheiros escritores. Isso o ajudarĂĄ a ser levado a sĂ©rio quando enviar artigos a uma publicação. Ser um bom escritor freelancer significa saber como escrever e como se relacionar.
  • Certifique-se de que seu artigo responda cinco perguntas: quem, porque, onde, quando, o que e como.
  • VocĂȘ tambĂ©m pode procurar artigos online e informaçÔes de ajuda (como este artigo).
  • Certifique-se de reservar bastante tempo para vocĂȘ escrever o artigo. Caso contrĂĄrio, estarĂĄ se apressando atĂ© o Ășltimo minuto para criar algo que nĂŁo representa o que vocĂȘ realmente Ă© capaz de fazer.
  • NĂŁo seja estrela. Seu trabalho passarĂĄ por diversos editores e revisores ante de ser publicados. Ele serĂĄ alterado. Se irritar ou exigir explicaçÔes Ă© um jeito certo de nĂŁo ser convidado para trabalhar para a publicação novamente.
  • Sua reputação como escritor Ă© quase tĂŁo importante quanto o trabalho que vocĂȘ envia; nĂŁo cometa erros ou faça plĂĄgio. Copiar algo sem citar a contribuição Ă© o jeito mais fĂĄcil de fracassar como escritor. Tenha suas anotaçÔes e lista de fontes sempre Ă  mĂŁo para que os editores possam conferir seu trabalho. Se vocĂȘ cometer um erro, conserte imediatamente e se desculpe bastante.
  • NĂŁo perca prazos. Em linhas gerais, um artigo atrasado Ă© pior do que um artigo medĂ­ocre.
  • CĂ­rculos literĂĄrios sĂŁo pequenos e fofoqueiros. NĂŁo diga nada ruim sobre um colega escritor ou editor, nunca. VocĂȘ nunca sabe quem Ă© casado com quem.

Avisos

  • Quando escrever para um jornal ou revista, nĂŁo faça isso de graça. Pergunte qual Ă© a comissĂŁo de freelancer com antecedĂȘncia. Seu pagamento geralmente serĂĄ calculado com base na quantidade de palavras. Seu trabalho Ă© valioso. Escrever de graça deprecia a profissĂŁo e torna mais difĂ­cil viver disso para quem depende da comissĂŁo de freelancer para pagar as contas. (Mas se vocĂȘ estiver sĂł começando, se oferecer para escrever pequenos artigos para jornais de bairro, publicaçÔes escolares e revistas comerciais Ă© um Ăłtimo jeito de construir seu portfĂłlio. Esteja ciente de que essas publicaçÔes raramente possuem dinheiro para pagar os freelancer mesmo.)






 Criado por Maluniu


fonte:
wikihow

Postar um comentĂĄrio

3 ComentĂĄrios

  1. Olå, quero te pedir licença para divulgar meu trabalho de arte,
    Se possĂ­vel gostaria de deixar meus links aqui contigo, e vocĂȘ pode passar na minha pagina
    De deixar seus links,

    Confiante em sua colaboração desde jå agradeço,
    Lenival popular (Leno)
    Contatos:
    TELES. (73) 32512397 / 91559446
    E-mail: luminariaartesanal@gmail.com
    Site: http://www.luminariasartesanais.com.br
    Blog: http://www.luminariaartesanal.blogspot.com
    Facebook: https://www.facebook.com/luminarias.artesanais
    Google+: https://plus.google.com/u/0/+LuminĂĄriaArtesanal
    Twitter: https://twitter.com/lumiartesanal

    Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Q_LRKb5EV88

    ResponderExcluir
  2. Amo voce Edilene - Saudades, Abraços! BLog Neutro!

    ResponderExcluir


Mensagem do formulĂĄrio de comentĂĄrio: